Palestrantes

Ana Paula Santa Helena

 

Psicóloga, psicoterapeuta familiar, mestre em Fonoaudiologia pela PUC-SP e especialista em comportamento animal pela UNIFEOB.

Andrea Petenucci

 

Pedagoga. Mestra em fonoaudiologia na área de linguagem, corpo e psiquismo (PUC/SP). Extensão em Pedagogia Hospitalar (PUC/SP e A.C.Camargo). Atua nas IAAs de forma profissional desde 2010. Líder do GPIAAs/UFSM – Grupo de Pesquisa em Intervenções Assistidas por Animais. Sócia-fundadora da Afago & Afeto.

Angélica da Silva Vasconcellos

 

Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade de São Paulo (2001), mestrado (Psicologia Experimental / Comportamento Animal; 2005), doutorado (Ciências; 2009) e pós-doutorado (Psicologia Experimental; 2014) também pela Universidade de São Paulo. Fez estágio pós-doutoral na estação de pesquisa Wolf Science Center, na Áustria. Atualmente, é Professora Adjunta do Departamento de Ciências Biológicas e do Programa de Pós-graduação em Biologia de Vertebrados da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Desenvolve projetos de pesquisa nas áreas de Comportamento Animal, Fisiologia do Estresse e Bem-estar Animal.

Anice Nascimento

 

Fisioterapeuta, com primeira formação em Direito. Pós-graduanda em Cuidados Paliativos e Mestranda pela Unifesp no Programa Interdisciplinar em Ciências da Saúde. Formação em Fisioterapia Asistida con Animales pela UPNA (Universidade Pública de Navarra); em Guia Canino em IAAs pela Dejando Huellas (Espanha); e em Adestramento Positivo pela CEAP. Desde 2022, membro AAII e Indicação Positiva. Atua em IAAs desde 2004 e coordena o projeto O Sorriso de Monalisa, com atuações em IAAs, com foco em Fisioterapia Assistida por Animais, como fisioterapeuta ou guia canino (condutora).

Annelisa Faccin

 

Psicóloga clínica formada pela Universidade Paulista (2001). Atua desde então em consultório, atendendo a adultos e adolescentes. Trabalha no Instituto Cão Terapeuta com Intervenções Assistidas por Animais desde 2010. Atualmente, coordena as visitas do Instituto Cão Terapeuta no Hospital Beneficência Portuguesa (adultos e pediatria) e na Apoio Casa de Repouso. Mestre pela PUC-SP, onde pesquisou os efeitos da Intervenção Assistida por Animais (IAA) na expressão verbal e não verbal de conteúdos psíquicos em crianças hospitalizadas. É consultora em comportamento animal e professora de yoga. Fundadora do CEIHA – Centro de Estudos da Interação Homem-Animal.

Cleiton Fagundes Machado

 

Biólogo, Mestre e Doutor em Ciências (ênfase em oncologia) pelo Hospital AC Camargo, desenvolvendo os respectivos projetos no Instituto Ludwig de Pesquisa sobre o Câncer. Primeiro pós-doutorado no Centro Internacional de Pesquisa e Ensino do Hospital AC Camargo em neurociências (estudo de doenças neurodegenerativas) e segundo pós-doutorado no Departamento de Bioquímica do Instituto de Química da USP em neurociência molecular (estudo sobre determinação de função de proteínas neurais). Professor na Universidade Cidade de São Paulo desde 2016 e, no curso de Medicina, desde 2019.

Francisco Cabral

 

Bacharel e licenciado em Ciências Biológicas pela Universidade de São Paulo – USP (2017). Mestre em Ciências, com ênfase em Comportamento Animal, pelo Programa de Pós-Graduação em Psicologia Experimental do Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo – USP (2019). Atualmente, é doutorando no mesmo programa de Pós-Graduação, pesquisando a influência do apego entre tutor e cão na produção comunicativa canina. É membro dos grupos de pesquisa do Laboratório de Etologia, Desenvolvimento e Interações Sociais (LEDIS – USP) e do Laboratório de Etologia Canina (LECA – UNIFESP), registrados no Diretório de Grupos de Pesquisa no Brasil – CNPq. Tem experiência nas áreas de Etologia e Psicologia Experimental, tendo como temas principais de pesquisa a comunicação e o apego entre cães e humanos.

Katia de Martino

 

Médica Veterinária do Instituto Cão Terapeuta. Graduada pela Universidade Anhembi Morumbi. Expert Comportamentalista desde 2008. Veterinária Comportamentalista da rede PETZ. Sócia da ABMeVec – Associação Brasileira de Medicina Veterinária Comportamental. Colunista convidada da UOL. Parecista dos conteúdos PETZ de comportamento.

Letícia Casonatto

 

Pedagoga e Psicopedagoga. Especialista em Neuropsicopedagogia e Inclusão Escolar. Pós-graduanda em Intervenção Precoce no TEA. Idealizadora dos Jogos e Recursos da Toka. Condutora dos cães de intervenção Canjica e Cadu, com formação em IAAs. Diretora da Clínica Jeito de Ser.

Naila Maui Fukimoto

 

Formada em Psicologia pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), mas sempre se interessou por comportamento animal. Buscou aprofundar o conhecimento nessa área e, há onze anos, se tornou adestradora e consultora comportamental de cães e gatos. Também faz parte do Instituto Cão Terapeuta, que trabalha com Intervenções Assistidas por Animais e visita diversas instituições como asilos, hospitais, entre outros. Com o intuito de se especializar em comportamento felino, fez mestrado pela Universidade de São Paulo, no Instituto de Psicologia pelo programa de Psicologia Experimental, e hoje é doutoranda da mesma instituição. Também trabalha como consultora comportamental de felinos e famílias multiespécie. Além de solucionar problemas comportamentais, atua com o objetivo de melhorar o bem-estar geral dos animais em suas residências.

Natalia de Souza Albuquerque

 

Graduada em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Pernambuco, Mestre e Doutora em Comportamento Animal pela Universidade de São Paulo. É pesquisadora (pós-doc) do Instituto de Psicologia da USP, trabalhando com regulação social e emocional em animais. (Co)Organizadora do livro “Cognição e Comportamento de Cães: a Ciência do Nosso Melhor Amigo” e autora de diversos capítulos e artigos científicos. Tem como principal foco de estudo a vida emocional dos animais e as relações entre humanos e não-humanos.

Tatiane Ichitani

 

Psicóloga Clínica pela PUC-SP (2002), especializada em Psicologia Hospitalar pela Santa Casa-SP. Mestre e Doutora em Fonoaudiologia pela PUC-SP com pesquisas voltadas para as IAAs. Aprimoramento em Teoria do Apego. Formação continuada em Neurociência Afetiva. Consultora de comportamento animal desde 2006, coordenadora e diretora do Instituto Cão Terapeuta desde 2009. Fundadora do CEIHA – Centro de Estudos da Interação Homem-Animal.

 

 

Thamires Pacheco e Leandro Kenji Oshiro

 

Thamires Pacheco e Leandro Kenji Oshiro são comportamentalistas caninos desde 2013. Ambos auxiliares veterinários e fundadores da Ludicão Educação e Bem-Estar Canino. Atualmente, são responsáveis pela capacitação de voluntários do ICT e participam da avaliação no processo seletivo de novos cães coterapeutas da instituição. Ministram curso de comunicação e linguagem canina para auxiliares veterinários e monitores de creche e day care, além de aulas e consultorias para tutores de cães. Foram palestrantes convidados da Pet Games no Pet Experience de 2019. No mesmo ano, foram convidados pelo ICT para ministrar aula sobre comunicação canina para a Guarda Civil Metropolitana de Cotia. Participaram de diversos cursos e congressos com profissionais como Terry Ryan, Susan Garret, Steve White, Claudia Estanislau, Dante Camacho, entre outros nomes.

Vanessa Breia

 

Psicóloga, Psicomotricista, especialista em desenvolvimento e saúde mental infanto-juvenil, professora do campo de Educação Inclusiva da Faculdade de Formação de Professores da UERJ. Atua no campo das Intervenções Assistidas por Animais desde 2000, desenvolvendo projetos de pesquisa-intervenção em terapia e educação assistida por cães e cavalos, em parceria com órgãos públicos e privados, e apoio de agências de fomento. Integra o diretório de pesquisa “Grupo de Estudos e Pesquisas em Psicologia, Saúde e Intervenções Assistidas por Animais”, do CNPq. Atualmente, investiga as contribuições da Terapia Assistida por Cães no desenvolvimento de crianças com Transtorno do Espectro Autista e coordena o GEPAC – Grupo de Estudos e Pesquisas em Autismo e Intervenções Assistidas por Cães.

Vinicius Ribeiro

 

Fisioterapeuta e Psicanalista em formação com mais de 15 anos de experiência em Intervenções Assistidas por Animais. Diretor da TAC e fundador da Humanimais. Colaborador do livro “Terapia Assistida por Animais” e voluntário do IPq-HCFMUSP há mais de 10 anos. Especializando em Psicossomática Psicanalítica pelo Instituto SEDES, Practitioner em Programação Neurolinguística. Formação em gestão do 3º setor pela FGV e FIA.

Inscreva-se para receber as nossas novidades